FUNDAMENTAL II
ENSINO MÉDIO
FUNDAMENTAL II
ENSINO MÉDIO
AMPLIAR A VISÃO DE MUNDO E PROMOVER AUTOCONHECIMENTO
A Mostra Cultural é um momento importante para a socializarmos uma pequena parte daquilo que é desenvolvido com as turmas, no processo de aprendizagem.
Optamos neste ano por não escolher um tema único para todos os anos, de tal forma que cada grupo possa apresentar o que aconteceu dentro das propostas e projetos diversos que aconteceram ao longo do ano.
Esperamos que apreciem!
Programação com Micro:bit - "O menino do espelho", de Fernando Sabino (6ºs anos)
Num primeiro momento, a leitura é individual, seguida das Rodas de Conversa, apresentação do filme homônimo, resumo dos capítulos e digitação. Apresentação no Clube de Leitura, com a participação do ator Lino Facioli, protagonista do filme.
Neste ano, decidimos realizar o projeto trazendo inovações e tecnologias como meio criativo para os alunos contarem a história. Através da Programação com Micro:bit,: criaram animações em Scratch e robôs e fizeram as gravações de áudio da narração.
ACESSE AQUI os trabalhos.
Mostra dos quadros com música e tecnologia em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. O trabalho foi realizado pelos alunos dos 6ºs e 7ºs anos sob a orientação dos professores Rozangela- Artes, Elisa- Música, Allan e Fernanda- Tecnologia Educacional.
ACESSE AQUI os trabalhos.
Após estudarem o conceito de haicais, os famosos poemas japoneses, os alunos fizeram sua produção baseada no tema "Cidades", proposto pelo concurso internacional promovido pela Jal Foundation.
ACESSE AQUI os trabalhos.
A partir de pesquisa na Internet e de algumas discussões em sala de aula, grupos de alunos dos 7os. anos exibiram suas percepções sobre a matemática criada e desenvolvida no continente africano.
ACESSE AQUI os trabalhos.
Uma parceria muito bem sucedida entre Educação Física e Tecnologia da Educação levou nossas alunas e alunos a produzirem jogos digitais. Confira!
ACESSE AQUI os trabalhos.
Um dos conteúdos dos 8ºs anos em Ciências é o estudo de Circuitos Elétricos e Energias Renováveis. Pensando nisso, os alunos escolheram objetos luminosos que encontram em séries, filmes, jogos e desenhos e os construíram no laboratório utilizando os aprendizados sobre circuitos elétricos. Pensando nos impactos ambientais que pilhas podem trazer para o meio ambiente, alguns grupos escolheram utilizar outros meios de produção de energia para acender as lâmpadas dos objetos, como energia cinética ou fontes ligadas a tomadas.
ACESSE AQUI os trabalhos.
Alunos dos 8°s anos levantaram problemas que são enfrentados no cotidiano e propuseram ideias para a construção de uma cidade ideal, fundamentados nos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, que propõe tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
ACESSE AQUI os trabalhos.
Este trabalho teve como objetivo engajar os alunos na investigação sobre as interferências linguísticas, no par inglês/espanhol, em algumas regiões dos Estados Unidos. Os resultados das pesquisas foram apresentados
ACESSE AQUI os trabalhos.
Os alunos dos 9ºs anos leram o livro "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector, e estudaram a fundo o gênero Conto Psicológico. Com base no que leram e aprenderam, construíram seus próprios contos e também criaram vídeos em que faziam a leitura de alguns contos presentes na coletânea lida.
ACESSE AQUI os trabalhos.
Como parte das atividades realizadas no Itinerário Formativo “Cidades e Conexões”, alunas e alunos escreveram suas próprias crônicas, buscando lançar um novo olhar sobre os contrastes da metrópole paulista. A partir das suas observações e experiências pessoais, as(os) estudantes refletiram sobre a questão da desigualdade e segregação socioespacial.
CLIQUE AQUI para ver os trabalhos.
Com o objetivo de trabalhar os gêneros orais no Ensino Médio e promover a reflexão sobre questões da atualidade, as alunas e os alunos do 2EM desenvolveram, em grupos, alguns trabalhos a partir do tema “ocupação de áreas de risco”. Cada grupo ficou responsável por abordar um tópico como, por exemplo, condições geológicas das regiões afetadas, urbanização desordenada, políticas públicas e mudanças climáticas. Após a pesquisa, leitura e seleção de materiais em fontes confiáveis, os gêneros trabalhados foram: seminário, entrevista (com um especialista) e podcast.
CLIQUE AQUI para ver os trabalhos.